Pular para o conteúdo principal

Dicas de Desenvolvimento de Jogos

Nesse artigos citaremos programas e links úteis para quem ainda está começando a trabalhar com o desenvolvimento de jogos, através das engines Construct 2 e 3. É muito importante ressaltar que muitos programas mostrados aqui são pagos e a forma que o usuário adquire eles é de sua responsabilidade, nós não apoiamos pirataria.


Programas

  • Aseprite: É um programa destinado a amantes da Pixel Art, com uma interface amigável e simples. Com ele você poderá editar ou desenvolver qualquer desenho e/ou animação. Um porém para animação, ela deve ser feita frame por frame. Sempre salve seu arquivos no formato PNG para já usar, agora se for para editar mais tarde salve no formato ASE.
  • Seu Custo é de $14.99 USD no site do Aseprite, ou R$ 27,99 na Steam
  • Audacity: É um editor e gravador de áudio multi-trilhas fácil de usar, para Windows, Mac OS X, GNU/Linux e outros sistemas operacionais. Desenvolvido por um grupo de voluntários como open source. Conta com uma interface simples, sendo possível converte e editar áudio da forma desejada. Se você desenvolve para Android e PC, sempre utilize seus áudios em formato OGG. 
  • Ele é free e está disponível para download no site do desenvolvedor, Audacity

  • Windows Movie Maker: É um editor de vídeo que faz parte do pacote de programas Windows Essentials 2012, teve seu suporte finalizado em 10 de janeiro de 2017, como podemos ver no site da Microsoft. Porém ainda funciona normalmente. É excelente para editar vídeos com efeitos, músicas e fotos. O melhor formato que recomendamos vocês salvarem seus projetos depois de prontos é: Para monitor de alta definição (1080). 
  • O programa é free, e não há como fazer downloads pelo site oficial da Microsoft, por isso disponibilizamos um link para download: MEGA.

  • Adobe Photoshop CS6 ou CC: É um programa de edição de imagem e suas ferramentas avançadas são utilizadas para retocar fotografias através de filtros, efeitos, pincéis, texturizações, criar logotipos e fazer montagens impressionantes. Se você nunca experimentou o utilitário, saiba que é possível testá-lo de graça. Tal como todos os outros produtos da Adobe, o Photoshop oferece uma versão trial (experimentação gratuita) de 30 dias. Durante esse período, é possível usá-lo normalmente, sem quaisquer limitações, para fazer os projetos que você desejar. 

Links Úteis