Pular para o conteúdo principal

Como compilar APK com o Reinarte APK Studio

O Reinarte APK Studio é uma solução para converter projetos elaborados em HTML/CSS/JavaScript em um arquivo instalável para Android (APK) através de uma ferramenta simples de entender e de ser manejada. Esta ferramenta possui todos os programas já internamente para que ocorra o seu funcionamento, sendo elas: Cordova CLI, Gradle, Java JDK, NodeJS, Android SDK.


Para realizar o download da ferramenta, segue o link: GOOGLE DRIVE. Após o download extraia a pasta Reinarte para o Disco Local (C:).

1 - Tela inicial


Para acessar a opção desejada é necessário digitar o valor referente a ela:

Opção 1 - Configurações Gerais e Sistema:


Nessa tela, pode ser adicionado linhas de comando com o NodeJS, trocar a linguagem do sistema, mudar as cores do sistema e também caso deseje saber mais sobre o criador do Reinarte APK Studio acesse a opção 4, lá terá diversas informações, inclusive para quem desejar apoiar o projeto.

Opção 2 - Gerenciar os Arquivos de Keystores:


Essa opção é dedicada ao gerenciamento das Keystores, que são chaves criptográficas utilizadas para assinar o APK, sendo então possível postar na loja da Google Play o APK assinado.

Caso não tenha nenhuma Keystore, selecione a Opção 1. Já a segunda opção é para quem deseja converter uma Keystore JKS em PKCS12. Na Opção 3 é destinada a quem já possua um arquivo de Keystore, siga os passos abaixo:

1. Copie e cole o arquivo da sua Keystore para pasta C:\Reinarte\Keystores.
2. Selecione a Opção 3, no Reinarte APK Studio:


3. Digite o Nome do arquivo Keystore seguido pela extensão do mesmo. Informe a senha da Keystore no campo que irá abrir. Ficando assim a tela (sem os retângulos amarelados):


4. Certifique-se de guardar o NOME DO ALIAS. Com isso você verificou se sua Keystore é válida.

Opção 3 - Criar ou Excluir um Projeto Cordova:


Para criar um novo projeto digite "+". Preencha os dados que vai pedir e crie um novo projeto. Sempre ao terminar de digitar, dê ENTER.


Após o novo projeto ser criado, ele estará no diretório C:\Reinarte\Projects.

Opção 4 - Trabalhar com um Projeto Criado:

Após já ter criado o projeto acesse o menu inicial do Reinarte APK Studio, e selecione a Opção 4, vai abrir uma nova tela pedindo o nome da pasta de seu projeto, digite o mesmo.


Então abrirá a seguinte tela:


Nessa tela, você usuário poderá manipular diversas configurações de seu projeto. Os tópicos mais notáveis serão listados abaixo.

1 - No Item 1 você poderá Adicionar ou Remover Plugins Cordova, de maneira simples e fácil.
2 - No Item 3 você poderá Editar o Arquivo Config.xml de seu projeto. Segue um exemplo na imagem abaixo, lembrando que quanto mais plugins tiver seu projeto, mais extenso será oque aparecerá em seu arquivo.


3 - No Item 5 você poderá Editar o Arquivo AndroidManifest.xml, arquivo que descreve as permissões que seu aplicativo/jogo utiliza, também determina a "minSdkVersion" e a "targetSdkVersion".
4 - No Item 6 você poderá editar e trabalhar com os arquivos de imagem da SplashScreen e Ícone.

Opção 5 - Compilar um Projeto em APK:

Nesse Item será tratado tudo referente a compilação. Ao acessar a pasta de seu projeto, irá aparecer essa tela:


Os Itens 1 e 5 são os de destaque, sendo o 1 para você poder adicionar os arquivos exportados do Construct 2, deve estar no formato Cordova. Após ter exportado, copie todos os arquivos da pasta "www", para dentro da pasta também chamada de "www", porém acessada pelo Reinarte APK Studio através da Opção "Abrir a PASTA dos Arquivos do Projeto".

Com isso feito seu APK poderá ser compilado pelos Itens 2, 3 ou 4.

O Item 5 você utilizará sempre após uma compilação ser realizada. Lembrando, sempre que gerar um APK, acesse o Item 5 e copie o arquivo para outro diretório de sua preferência, pois a cada nova compilação o arquivo APK será substituído pelo novo.

Opção 6 - Assinar um APK com uma Keystore:

Já essa Opção é para quem já possui um APK porém sem a assinatura, e deseja fazer a mesma.


Jogos compilados com o Reinarte APK Studio: Run, Bátima, RunSuper Dangerous Trap.